Roteiro: Gamla Stan.

Maio 31, 2011 § 2 comentários

Gamla Stan é parada obrigatória no roteiro turístico de Estocolmo. O ordem é se perder entre os becos e ruelas do bairro, admirando cada canto dos prédios antigos tão cheios de vida em suas cores e formas.

O nome por si só já traduz muito. Gamla Stan significa cidade velha, e foi lá ao redor das muralhas do castelo que a cidade teve seu inicio. Datada do século XIII, suas ruas pavimentadas em pedras consistem num verdadeiro museu a céu aberto com prédios medievais construidos sob forte influência da arquitetura gótica alemã.

Junto a toda essa beleza arquitetônica, há uma infinidade de lojinhas vendendo souvenirs e obras de arte, cafeterias, restaurantes, pubs e por aí vai….e nessa “leva” abro parênteses para um restaurante especial, no porão de um prédio antigo, onde é possivel experimentar o cardápio dos Vikings (ano de 1435) servido em pratos de pedra e degustado com talheres rústicos, quando não, com as mãos. Nesse mesmo lugar é possivel experimentar a “cerveja” dos Vikings, ou se preferir, Mjöd. O restaurante que se chama Sjätte Tunnan, fica na Stora Nygatan 43, e é parada mais do que sagrada para quem deseja mergulhar na cultura e história local.

O suntuoso palácio real Kungliga Slotet, forte ponto turístico da cidade também fica em Gamla Stan. Diariamente entre os meses de junho até agosto, é possivel assistir a troca real de guarda que acontece aos redores do palácio sempre as 12h.

Bem perto do palácio é possivel visitar uma das igrejas mais belas da cidade, conhecida com Storkyrkan (igreja grande) e lá ver de perto a estátua em madeira de São Jorge e seu dragão, datada de 1494.

Um cantinho belo do bairro é Stortorget (praça grande), a mais antiga da cidade e que em 1520 foi palco de chamado “banho de sangue de Estocolmo” onde nobres da cidade foram condenados a morte pelo então rei Cristiano II da Dinamarca. Lá também fica o museu Nobel, que oferece visitas guiadas em inglês todos os dias durante o verão. Ao redor as cafeterias com suas mesas e cadeiras ao ar livre são um verdadeiro convite não só para os turistas, como também aos moradores da cidade.

Anúncios

§ 2 Responses to Roteiro: Gamla Stan.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Roteiro: Gamla Stan. at Puoi Volare..

meta

%d bloggers like this: