Churrasco no parque: como funciona.

Junho 5, 2011 § Deixe um comentário

No meu primeiro verão sueco, há 4 anos atrás, eu achava uma loucura os suecos terem como hábito fazer churrasco em parques. Para mim, a tradução perfeita disso era “farofada”. Ficava imaginando essa mesma paisagem na praia de Ipanema por exemplo! – Foi preciso “experimentar” o longo, escuro e famoso inverno sueco para entender a real importância e o prazer em aproveitar os poucos dias de verão e calor ao ar livre, ao redor de amigos e alguma comilança.

Já no meu segundo verão sueco, os conceitos mudaram. O que antes era por mim interpretado como “farofada” passou a ser um dos meus maiores prazeres de verão, uma verdadeira tradição e tradução de dias bem aproveitados.

Dentro dessa filosofia, o que se vê em diversos parques da cidade durante os finais de semana e feriados  é muita, mas muita gente jogada ao sol, em mantas abertas na grama com amigos ou familia ao redor, vinho, chips, sanduiches e churrasco. Existe uma verdadeira indústria quando o assunto é piquenique. Em quase todas as lojas de utilidades domésticas é possível comprar  acessórios e utilitários, que vão desde mantas quadriculadas para o chão, até mochilas e bolsas térmicas, equipadas com pratos e taças de vinho feitos em acrílico junto com os talheres e abridores de garrafa. Tudo muito organizado.

E como quase tudo na capital da Escandinávia funciona de forma bem regrada, há também normas e restrições a serem cumpridas e respeitadas pelos cidadãos dos parques. É importante saber em quais parques é permitido acender sua churrasqueirinha descartável, e em hipótese alguma deixe seu lixo para trás. Existe multa para quem joga lixo na rua e/ou deixa sujeira em parques, e elas variam entre 200 e 4000 coroas suecas (entre 50 e 1000 reais).

Foto: Scanpix

Para “assar a carne” normalmente usamos uma churrasqueira pequena, descartável, de alumínio e que já vem com o carvão. Compra-se o engångsgrill – churrasqueira descartável,  em qualquer supermercado ou loja de conveniencia e elas custam algo em torno de 30 coroas suecas (7 reais).

Foto: matservice.se

Eu sempre compro picanha. Levo as fatias já cortadas e o sal grosso também vai na mochila térmica para ser colocado na carne minutos antes dela ir para a brasa. Funciona muito bem!

E assim, vamos todos ao parque, cada um com sua churrasqueira descartável, sua carne, salada, vinho, chips e muita alegria para aproveitar ao máximo os dias quentes da estação mais curta do ano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Churrasco no parque: como funciona. at Puoi Volare..

meta

%d bloggers like this: