Portugal 2011 (meu pequeno guia de Porto).

Agosto 26, 2011 § 9 comentários


Porto, ao norte de Portugal é a terra do vinho, da conversa fácil, terra de gente alegre e simpática. Menor do que Lisboa merece ser visitada por quem planeja ir ao país. Prédios antigos e coloridos, seguem à risca as tradições da arquitetura portuguesa onde muito arco de pedra é usado emoldurando portas e janelas ruas afora.

E por falar em janelas, difícil foi nao observá-las. Aos meus olhos, existe uma beleza única em janelas habitadas: flores, bibelôs, senhorinhas jogando conversa fora e varais de roupas pendurados sem cerimonia. Contemplo-as com vontade, e quase que num jogo de adivinha, decifro-as. Essas mesmas janelas “decoram” a paisagem da cidade. São a prova mais concreta de que no Porto há também simplicidade. Por essas e outras, a cidade me encantou…

Se planeja ir a Porto, deixo minhas dicas, e anota, porque são valiosas!!

Permita-se perder pelas ruas estreitas do Cais da Ribeira, ande, respire esse bairro…e quando suas pernas cansarem, não há nada mais relaxante do que “entregar-se nos braços da preguiça” em um dos muitos restaurantes na beira do cais. Uma boa taça de vinho entre os dedos e um pouco de poesia na alma são suficientes para usufruir o entardecer que chega de manso, pintando com um tom único nas margens do rio Douro a bela Vila Nova de Gaia…

Explore Vila Nova de Gaia. Visite uma ou várias Caves de vinho do Porto e ande pelas ruas respirando o cheiro de uvas. Escolha uma Cave dentre muitas excelentes e permita-se degustar diferentes vinhos do Porto enquanto aprende-se sobre o processo de produção dos mesmos.

Quando se der por satisfeito (a), volte a pé para o Porto atravessando a bela ponte Luis I construída entre 1881 e 1887, toda em estrutura metálica. A noite, ela recebe uma iluminação especial realçando ainda mais sua beleza suntuosa ..

Aventure-se na escada em espiral com 240 degraus da Torre dos Clérigos e aprecie a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia a 75 metros de altura… Cartão postal nenhum vai te mostrar essa vista linda…

Visite todas ou quase todas as igrejas. São verdadeiras galerias de arte sacra em estilos arquitetônicos diferentes que marcaram a história de Portugal. 

E não deixe de fora a estação ferroviária São Bento. A parte interna revestida em azulejos portugueses retratando diferentes momentos na história do país, merece ser apreciada com muita calma.

No Palácio da Bolsa, o suntuoso Salão Árabe é de enlouquecer qualquer um. Dá para esquecer da vida lá dentro. Aprecie os detalhes em ouro e escritas árabes entre as paredes e o teto. Visitas guiadas aumentam ainda mais a beleza nao só do desse salão, como de todos os outros existentes no Palácio da Bolsa…vale muito a pena!

Conhecer a beira-mar do Porto e andar em seus calçadões revigora a saúde!

Visite o Palácio de Cristal, e se o tempo permitir, faça um piquenique usufruindo da beleza do seu jardim magnífico…

Ande pelas ruas do Porto, gaste suas “canelas”, fotografe nao só com a câmera mas também com os olhos da alma…

Deleite-se com as lojas na rua Santa Catarina e faça uma ou várias paradas obrigatórias no tradicional Café Majestic

Enlouqueça nas prateleiras da Livraria Lello – eleita pelo renomado guia turístico da editora australiana Lonely Planet como a terceira melhor livraria do mundo com fachada em Art nouveou e uma beleza inigualável em seu interior.

No mais, nao vá embora do Porto sem experimentar as famosas receitas de bacalhau! O restaurante Tripeiro foi eleito o nosso favorito. Além do delicioso bacalhau há pratos típicos da gastronomia portuense que valem a pena ser experimentados!

Se você ainda tiver tempo sobrando, vá de trem conhecer outras cidades ao norte de Portugal. Cidades como Braga e Guimarães sao verdadeiros museus a céu aberto. A atmosfera dessas duas cidadezinhas tem cheiro de historia, e foram nelas, mais precisamente em Guimarães onde Portugal teve seu inicio. Se quiser fazer um bom investimento, alugue um carro com um motorista que é também guia, e viaje nao só pelas estradas mas também pelas aulas de história que você vai ouvir…

Portugal é especial. País de muita história e cultura, país com raízes profundas no Brasil.. conhecer Portugal é de certa forma conhecer a nossa história…

Mais fotos dos meus dias em Portugal rodeada da minha familia linda aqui!!! Fico devendo o post sobre Braga e Guimarães, cidades que também visitamos durante nossa estadia nesse país querido!

Anúncios

Tagged: ,

§ 9 Responses to Portugal 2011 (meu pequeno guia de Porto).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Portugal 2011 (meu pequeno guia de Porto). at Puoi Volare..

meta

%d bloggers like this: