Brasil & pastel de forno.

Novembro 2, 2011 § 10 comentários

Foi por bem pouco que consegui salvar essas duas fotos para mostrar a vocês. Explico: Os pastéis ficaram tão saborosos que simplesmente “sumiram” em alguns minutos!

Hoje ao voltar do trabalho, tive uma sensação estranha de querer comer pastel de forno. Estranha porque é raro eu ter “vontades gastronômicas” específicas. Com a certeza precisa e exata de que não se tratava de uma desejo de mulher grávida, decifrei: é saudade do Brasil, de casa, da família, e de tudo que traduz família.

Comer pastel “me levou até em casa” nessa tarde escura de Estocolmo. Me fez sentar a mesa com meus irmãos e meus pais. Me fez lembrar de boas risadas, de união, de conforto. Me trouxe o calor que eu precisava para hoje.

 (abro um parênteses aqui porque já fui questionada sobre continuar chamando a casa dos meus pais de minha casa. E explico: a minha melhor definição de casa é a casa onde cresci, onde encontro sempre o conforto para minha alma e meu coração, a casa que tem o “cheiro” e o espírito das minhas raízes, da minha história, do meu sangue, dos princípios que aprendi e que carrego comigo por onde for. Essa casa, vai ser sempre a minha casa).

Comer pastel hoje, foi fechar os olhos por alguns minutos e ter a sensação de que tudo continua ao meu redor…

♥♥

Vamos a receita para quem é de receita?!

A massa foi feita em casa com farinha de trigo integral (opcional).

  • 1 copo de agua morna
  • 1  copo quase cheio de azeite (pode-se usar óleo, mas prefiro azeite)
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1/2 copo de queijo ralado (usei Gran Padano ralado na hora)
  •  farinha de trigo aprox. 500gr .

Comecei colocando a agua, o azeite, o queijo e o sal no processador. Após misturá-los, fui acrescentando a farinha aos poucos.

 Note que a massa deve ficar um pouquinho molhada, porém firme e com consistência elástica.

Depois de pronta, foi para geladeira enrolada em plástico filme por 30 min. Importante lembrar que o forno deve ser  pré-aquecido (temperatura de 220 graus).

Para rechear escolhi carne moída com legumes.

  • 400gr de carne moída
  • 1 pacote de tempero pronto para tacos (Santa Maria)
  • 1/2 lata de milho
  • 1 tomate cortado em cubos bem pequenos
  • 1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
  • 1 cenoura cortada tb em cubos pequenos

A carne é super rápida de preparar. Basta seguir as instruções que vem na embalagem do tempero. Depois de pronta é só misturar com o restante dos ingredientes e colocar sal, se necessário.

Os pastéis recheados (e quem preferir, pode pincelar com ovo) foram para o forno em tabuleiro forrado com papel manteiga e saíram de lá após 30 minutos, dourados, lindos e cheirosos!

§ 10 Responses to Brasil & pastel de forno.

  • Marcelle Louback diz:

    Adorei, Marthinha! Emocionante o texto! No Natal, se Deus quiser, estaremos todos juntos de novo! E fiquei com água na boca!! Bjs

    • marthauebe diz:

      Obrigada Marcelle,

      eu to bem próxima a linha de limite da saudade de todos vcs.. contando os dias para estar aí! Um beijo! Adorei ver seu comentário aqui no blog 🙂

  • wilma diz:

    Martha, achei engraçado alguém indagar sobre o fato da resposta, mas confesso que até eu agora com sua linnnnda resposta, acredito que é mesmo a sua “casa” real, de verdade. Será? Pra quem tem uma família bonita como a sua (vi nas fotos e por coincidência dps fui a Porto, Braga, Aveiro…) deve ser muito difícil ficar tão longe e com esse clima congelante. Bjs.

    • marthauebe diz:

      Oi Wilma, eu tb achei engracado qdo fui indagada sobre isso. Mas por incrivel que pareca, é verdade. Para algumas pessoas talvez fique dificil entender isso, pq mudar para a Europa foi uma escolha minha, o que nao quer dizer que optei por deixar para tras tudo o que mais amo: minha familia e todo o conforto que sinto quando estou perto dela. Hoje, eu digo que tenho duas casas, e a casa do coracao, das memorias, de tudo que sou e de onde venho, é no Brasil…

      Um beijo p vc! Nao sabia que vc tinha um blog lindo! Quero voltar a ele com muita calma e carinho!

  • Lívia diz:

    E, além de nos engordar com os olhos, nos faz chorar. É igual: se não bastasse tão linda por dentro, ainda é linda por fora. =)
    Saudade da minha casa tb.

    • marthauebe diz:

      Amiga querida…quantas palavras lindas..obrigada pelo carinho viu?! Sabemos bem o que é essa saudade de casa… Um beijo gigante p vcs!

  • Catarina diz:

    Martha,
    Esses pastel estão com um aspecto delicioso…
    Beijinhos!

  • Pat Uebe diz:

    minha irmã é linda e prendada!!!!!!!!

    eu queria estar aí, sentadinha ao seu lado comendo pasteizinhos e fazendo o que a gente ama: jogando conversa fora…só nós duas!!!!! :)))

    Tá tudo aqui, prontinho esperando por vc…eu já estou na contagem regressiva!!!! contando cada minutinho!!!!

    te amo!!!!!!! e quero pastéis aqui tb!!! rsrsr

    • marthauebe diz:

      Linda é vc!!!! E prendada tb :)) Eu sei! Nós faremos pasteizinhos juntas viu?!!! E teremos dias só nosso! Pra cansar de tanta conversa! Tb to contando os minutinhos minha pred! Beijos com muito amor!!

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading Brasil & pastel de forno. at Puoi Volare..

meta

