Brasil & pastel de forno.

Novembro 2, 2011 § 10 comentários

Foi por bem pouco que consegui salvar essas duas fotos para mostrar a vocês. Explico: Os pastéis ficaram tão saborosos que simplesmente “sumiram” em alguns minutos!

Hoje ao voltar do trabalho, tive uma sensação estranha de querer comer pastel de forno. Estranha porque é raro eu ter “vontades gastronômicas” específicas. Com a certeza precisa e exata de que não se tratava de uma desejo de mulher grávida, decifrei: é saudade do Brasil, de casa, da família, e de tudo que traduz família.

Comer pastel “me levou até em casa” nessa tarde escura de Estocolmo. Me fez sentar a mesa com meus irmãos e meus pais. Me fez lembrar de boas risadas, de união, de conforto. Me trouxe o calor que eu precisava para hoje.

 (abro um parênteses aqui porque já fui questionada sobre continuar chamando a casa dos meus pais de minha casa. E explico: a minha melhor definição de casa é a casa onde cresci, onde encontro sempre o conforto para minha alma e meu coração, a casa que tem o “cheiro” e o espírito das minhas raízes, da minha história, do meu sangue, dos princípios que aprendi e que carrego comigo por onde for. Essa casa, vai ser sempre a minha casa).

Comer pastel hoje, foi fechar os olhos por alguns minutos e ter a sensação de que tudo continua ao meu redor…

♥♥

Vamos a receita para quem é de receita?!

A massa foi feita em casa com farinha de trigo integral (opcional).

  • 1 copo de agua morna
  • 1  copo quase cheio de azeite (pode-se usar óleo, mas prefiro azeite)
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1/2 copo de queijo ralado (usei Gran Padano ralado na hora)
  •  farinha de trigo aprox. 500gr .

Comecei colocando a agua, o azeite, o queijo e o sal no processador. Após misturá-los, fui acrescentando a farinha aos poucos.

 Note que a massa deve ficar um pouquinho molhada, porém firme e com consistência elástica.

Depois de pronta, foi para geladeira enrolada em plástico filme por 30 min. Importante lembrar que o forno deve ser  pré-aquecido (temperatura de 220 graus).

Para rechear escolhi carne moída com legumes.

  • 400gr de carne moída
  • 1 pacote de tempero pronto para tacos (Santa Maria)
  • 1/2 lata de milho
  • 1 tomate cortado em cubos bem pequenos
  • 1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
  • 1 cenoura cortada tb em cubos pequenos

A carne é super rápida de preparar. Basta seguir as instruções que vem na embalagem do tempero. Depois de pronta é só misturar com o restante dos ingredientes e colocar sal, se necessário.

Os pastéis recheados (e quem preferir, pode pincelar com ovo) foram para o forno em tabuleiro forrado com papel manteiga e saíram de lá após 30 minutos, dourados, lindos e cheirosos!

Anúncios

§ 10 Responses to Brasil & pastel de forno.

  • Marcelle Louback diz:

    Adorei, Marthinha! Emocionante o texto! No Natal, se Deus quiser, estaremos todos juntos de novo! E fiquei com água na boca!! Bjs

    • marthauebe diz:

      Obrigada Marcelle,

      eu to bem próxima a linha de limite da saudade de todos vcs.. contando os dias para estar aí! Um beijo! Adorei ver seu comentário aqui no blog 🙂

  • wilma diz:

    Martha, achei engraçado alguém indagar sobre o fato da resposta, mas confesso que até eu agora com sua linnnnda resposta, acredito que é mesmo a sua “casa” real, de verdade. Será? Pra quem tem uma família bonita como a sua (vi nas fotos e por coincidência dps fui a Porto, Braga, Aveiro…) deve ser muito difícil ficar tão longe e com esse clima congelante. Bjs.

    • marthauebe diz:

      Oi Wilma, eu tb achei engracado qdo fui indagada sobre isso. Mas por incrivel que pareca, é verdade. Para algumas pessoas talvez fique dificil entender isso, pq mudar para a Europa foi uma escolha minha, o que nao quer dizer que optei por deixar para tras tudo o que mais amo: minha familia e todo o conforto que sinto quando estou perto dela. Hoje, eu digo que tenho duas casas, e a casa do coracao, das memorias, de tudo que sou e de onde venho, é no Brasil…

      Um beijo p vc! Nao sabia que vc tinha um blog lindo! Quero voltar a ele com muita calma e carinho!

  • Lívia diz:

    E, além de nos engordar com os olhos, nos faz chorar. É igual: se não bastasse tão linda por dentro, ainda é linda por fora. =)
    Saudade da minha casa tb.

    • marthauebe diz:

      Amiga querida…quantas palavras lindas..obrigada pelo carinho viu?! Sabemos bem o que é essa saudade de casa… Um beijo gigante p vcs!

  • Catarina diz:

    Martha,
    Esses pastel estão com um aspecto delicioso…
    Beijinhos!

  • Pat Uebe diz:

    minha irmã é linda e prendada!!!!!!!!

    eu queria estar aí, sentadinha ao seu lado comendo pasteizinhos e fazendo o que a gente ama: jogando conversa fora…só nós duas!!!!! :)))

    Tá tudo aqui, prontinho esperando por vc…eu já estou na contagem regressiva!!!! contando cada minutinho!!!!

    te amo!!!!!!! e quero pastéis aqui tb!!! rsrsr

    • marthauebe diz:

      Linda é vc!!!! E prendada tb :)) Eu sei! Nós faremos pasteizinhos juntas viu?!!! E teremos dias só nosso! Pra cansar de tanta conversa! Tb to contando os minutinhos minha pred! Beijos com muito amor!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Brasil & pastel de forno. at Puoi Volare..

meta

%d bloggers like this: